Archive for novembro, 2009

Irregularidades levam MEC a suspender 1,7 mil bolsas

O Ministério da Educação suspendeu 1.766 bolsas de estudo e desvinculou 15 instituições privadas de ensino superior do ProUni (Programa Universidade para Todos). As medidas foram tomadas depois que a Sesu (Secretaria de Educação Superior) encontrou irregularidades na oferta e no preenchimento das bolsas.

O ministério fez um cruzamento do CPF dos bolsistas com a Relação Anual de Informações Sociais, o Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotores) e bases de dados de universidades públicas. Foi constatado que 598 bolsistas eram proprietários de veículos caros, incompatíveis como o perfil de renda exigido pelo programa. Trinta e quatro já tinham curso superior, 631 eram matriculados em universidades públicas e 561 tinham empregos com renda superior à permitida.

Estes bolsistas podem ser obrigados a devolver o dinheiro das bolsas. Os nomes serão encaminhados à AGU (Geral da União) para que seja instaurado um processo.

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Concurso Fazendo Arte

Com o objetivo de criar oportunidades de aplicação das vivências de sala de aula com criatividade e humor, o Instituto Superatum propôs um desafio aos grupos que participaram do seu programa de capacitação em 2009. Eles irão desenvolver sketches teatrais (pequenas cenas) cujo tema será escolhido pelo grupo e deverá envolver situações do cotidiano escolar. Os vencedores receberão uma premiação, com entrega de troféu e um prêmio surpresa, que consistirá na ida a um evento cultural. Cada escola receberá, ainda, um certificado de participação no concurso com o nome dos integrantes.

Os grupos devem ter de quatro a seis integrantes e o tempo de apresentação irá variar de dez a 15 minutos. Um roteiro deverá ser entregue à comissão do Instituto. As apresentações serão no próximo dia 14.

Os critérios para a premiação serão: criatividade, tema adaptado ao objetivo, originalidade, figurino, envolvimento no grupo, clareza na comunicação, organização e qualidade do roteiro.

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Pro dia nascer feliz

Pro dia nascer feliz As situações que o adolescente brasileiro enfrenta na escola, envolvendo preconceito, precariedade, violência e esperança. Adolescentes de três estados, de classes sociais distintas, falam de suas vidas na escola, seus projetos e inquietações.

Gênero: Documentário / Duração: 88 minutos / Ano: 2006 / País de Origem: Brasil

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MEC quer investir recurso extra na formação de professor

Matéria publicada no Portal UAI, indicada pela integrante da equipe do Instituto Superatum, Shirlei Sidô

A formação de professores deve ser o foco do investimento do Ministério da Educação (MEC) a ser feito com o recurso extra liberado pelo fim da Desvinculação das Receitas da União (DRU). A previsão do MEC é de que sejam cerca de R$ 9 bilhões a mais a partir de 2011. Segundo a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, o objetivo será melhorar a qualidade do ensino por meio da formação. “Não podemos perder de vista o direito de aprender do cidadão, que vem com o investimento na garantia da qualidade”, afirma.

O plenário do Senado aprovou, após seis anos de tramitação no Congresso, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba progressivamente com a DRU – mecanismo que autoriza o governo a reter 20% de toda arrecadação sem justificar no projeto de orçamento o destino dos recursos – na educação. O setor era afetado pela DRU pois a Constituição determina que 18% da arrecadação com tributos federais deve ser destinada à área. O MEC estima que a educação tenha perdido, desde 1996, quando a DRU foi instituída, cerca de R$ 100 bilhões.

A pasta pretende focar os investimentos na formação básica e continuada dos professores e garantir melhorias nas estruturas dos estabelecimentos de ensino. “Com mais recursos teremos mais possibilidades”, afirma a secretária. Em relação aos investimentos no plano de carreira dos professores, Maria do Pilar afirma que o MEC já vinha tomando providências antes da aprovação da verba. “Já tínhamos tomado duas medidas: a aprovação do piso nacional dos professores e as diretrizes para a carreira do professor”.

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