Archive for outubro, 2009

Notas sobre um escândalo

notas sobre um escandaloBarbara Covett (Judi Dench), uma professora que comanda sua sala de aula com mão de ferro, mas leva uma vida terrivelmente solitária fora das paredes da escola, até que ela conhece a nova e radiante professora de artes Sheba Hart (Cate Blanchett). Á primeira vista fica muito feliz por ter encontrado uma alma gêmea, até que Barbara descobre que Sheba está tendo um caso com um aluno. Seus ciúmes e sua raiva ficam fora de controle.

Gênero: Drama / Duração: 92 minutos / Ano: 2006 / País de Origem: Inglaterra

Tags: ,

Dez passos para que seus filhos se tornem bons leitores

Sugestão de pauta encaminhada pela psicóloga e integrante da equipe do Instituto Superatum, Gleice Eller

Fontes: www.ecofuturo.org.br e www.dianacionaldaleitura.org.br

12 de outubro será o primeiro... Dia Nacional da Leitura
10 passos para que seus filhos se tornem bons leitores
1. Leia em voz alta com eles. Explore com eles os livros e outros materiais de leitura - revistas, jornais, folhetos, almanaques, manuais de instruções, cartazes, placas... Todo material impresso pode ser útil e ocasionar um momento de troca centrado na leitura.
2. Ofereça a eles um ambiente rico em termos de letramento: faça atividades com leitura, mesmo com bebês e crianças bem pequenas, e continue fazendo com as crianças e jovens que já estão na escola.
3. Converse com eles e escute-os quando falam. Isso ajuda muito no desenvolvimento da linguagem oral.
4. Peça para eles recontarem histórias ou informações que você leu em voz alta para eles. (Cuidado para que isso n"ao acabe virando aula! Não é esse o espírito da proposta; precisa ser algo agradável e descontraído.)
5. Incentive-os a desenhar e fazer de conta que escrevam histórias que ouviram. Peça, depois que "leiam" em voz alta. Parece absurdo? Pois não é! Afinal, eles passam o tempo fazendo de conta que cozinham, que dirigem carros, que lutam com inimigos perigosos, que são médicos e professores... Não se esqueça: a ideia é brincar de ler.
6. Dê o exemplo: faça com que eles vejam você lendo e escrevendo. E, por favor, não faça a bobagem de dizer que eles devem aprender a ser diferentes de você, que n"ao gosta de ler! O que conta n"ao é o que você discursa sobre leitura, escrita, estudo: é o que você oferece como exemplo.
7. Vá a biblioteca regularmente com seus filhos. Se for uma biblioteca de empréstimo, é bom cada um ter sua própria ficha de inscrição.
8. Crie uma biblioteca em casa e uma biblioteca pessoal para a criança, onde ela se acostuma a guardar os livros e buscá-los. Na hora de comprar presentes para seu filho, lembre-se dos livros! De quebra, ele ganha competência para lidar com o mundo e abertura da imaginação.
9. Não deixe de fazer um pouco de mistério, para aguçar a curiosidade. Por exemplo: você tem três livros na mão e diz à criança que ela pode escolher entre dois livros. Ela certamente vai dizer que são três, e não dois. Você faz de conta que se enganou, e põe um deles de lado. Adivinha qual deles ela vai querer... Use sua imaginação. Tudo isso é jogo, mas o resultado é que seu filho ganha sempre - e para toda a vida.
10. Leve seus filhos sempre que houver Hora do Conto, teatro infantil e atividades similares na comunidade.


Tags: ,

TDAH

Texto encaminhado por Shirlei Sidô. Fonte:http://www.tdah.org.br/oque01.php

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

Existem dois tipos de TDAH, vejam suas características:

TDAH – tipo desatento:

Não enxerga detalhes ou faz erros por falta de cuidado.
Dificuldade em manter a atenção.
Parece não ouvir.
Dificuldade em seguir instruções.
Dificuldade na organização.
Evita/não gosta de tarefas que exigem um esforço mental prolongado.
Freqüentemente perde os objetos necessários para uma atividade.
Distrai-se com facilidade.
Esquecimento nas atividades diárias.

TDAH – tipo hiperativo/impulsivo

Inquietação, mexendo as mãos e os pés ou se remexendo na cadeira.
Dificuldade em permanecer sentada.
Corre sem destino ou sobe nas coisas excessivamente (em adultos, há um sentimento subjetivo de inquietação).
Dificuldade em engajar-se numa atividade silenciosamente.
Fala excessivamente.
Responde a perguntas antes delas serem formuladas.
Age como se fosse movida a motor.
Dificuldade em esperar sua vez.
Interrompe e se intromete.

TDAH deve ser diagnosticado na infância e este é o papel do instituto Superatum, capacitar os profissionais para que possam identificar as crianças acometidas por esse transtorno.

Tags: ,

Guia MKT proporciona Dia das Crianças

DSC00391

Cerca de 170 crianças não teriam como comemorar o Dia das Crianças, até que o Instituto Superatum encontrou um parceiro disposto a fazer diferença. A Guia MKT, empresa sediada em Belo Horizonte e especializada em marketing promocional, proporcionou aos alunos do Projeto Verena, no dia oito de outubro, e da Creche Recanto Alegre, no dia nove de outubro, momentos de alegria. As crianças brincaram na cama-elástica e no pula-pula, se deliciaram nas barraquinhas de cachorro-quente a algodão-doce, pintaram o rosto e treinaram a imaginação com balões coloridos. Tudo sob a supervisão de monitores preparados para lidar com esse tipo de público.

Depois de tanta diversão, ficou claro um dos motivos que levam a Guia MKT a trazer como slogan: “fazer diferente, faz toda a diferença”.

Tags: , ,

Professor pode comprar notebook pelos Correios em todo o País

Matéria publicada no site dos Correios - www.correios.com.br

logo-correios

A partir da próxima quinta-feira (15 de outubro), professores das redes pública e privada de todo o País poderão adquirir notebooks pelos Correios. O programa do Governo Federal batizado de Computador Portátil para Professores começou no dia 31 de agosto em 64  localidades, e agora foi estendido a todos os municípios que possuem agências do Banco Postal, da Caixa Econômica e do Banco do Brasil.

No caso dos Correios, as mais de 6 mil agências que operam com o Banco Postal espalhadas por todos os estados permitirão atender professores em atividade nos pontos mais extremos do País com igualdade de condições (quanto a preço, prazo de financiamento e diversidade de computadores oferecidos).

Segundo as regras do programa, cada professor poderá comprar somente um computador, ao preço máximo de R$ 1.400,00, incluindo o frete. Para tanto, o educador deverá apresentar cópia e original dos documentos pessoais (RG e CPF), contracheque, comprovante de residência e declaração da escola, conforme modelo disponível no site do governo (www.computadorparaprofessores.gov.br). Nas agências dos Correios, o pagamento poderá ser feito à vista (em dinheiro) ou por meio de financiamento realizado no Banco Postal (somente para os correntistas). Uma vez aprovado o crédito, o pedido será encaminhado à indústria. A ECT providenciará a coleta, o transporte e a entrega da encomenda ao professor.

Tags: , ,

Semana Importante

Essa é uma importante semana para a educação do país. Comemora-se a Semana Nacional da Leitura e da Literatura, cujo marco dia 12, Dia Nacional do Livro. E amanhã, dia 15 de outubro, é o Dia do Professor. Marque na agenda.

Tags: , ,

Enem coincide com vestibulares

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), remarcado para os dias cinco e seis de dezembro, irá coincidir com diversos  vestibulares de instituições públicas e privadas do país. Entre os processos seletivos afetados estão o da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Fundação Getulio Vargas (FGV).  O Ministério da Educação está em negociação com os reitores das universidades que estudam novo calendário.

Tags: ,

Expectativa pela nova data do Enem

O Ministério da Educação prometeu para amanhã o anúncio da próxima data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que teve a realização cancelada por causa do vazamento do conteúdo da prova. Hoje, o Comitê Gestor do Enem vai se reunir com reitores de universidades para definir a melhor data para a realização do exame. De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, a nova prova já está pronta.

No dia 30 de setembro, o MEC cancelou a realização do Enem após o jornal O Estado de S. Paulo ter denunciado que ofereceram a prova ao jornal por 500 mil reais. A Polícia Federal está denunciado o vazamento e duas pessoas já foram indiciadas.

Neste ano, o Enem é requisito para a entrada em pelo menos 40 universidades federais, além de ser necessário para quem disputa uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Tags: ,