Archive for julho, 2009

“Nossa Língua Curiosa”

 

capa nossa lingua curiosa

O livro “Nossa Língua Curiosa” foi escrito por Pascoale Cipro Neto, um dos mais conhecidos professores de Língua Portuguesa. Nele, de maneira leve e interessante, Pascoale ensina tópicos da gramática normativa levando em consideração os dias do ano, aliando conhecimento e curiosidades. Uma dica para cada um dos 365 dias.

Tags: ,

Cautela na volta às aulas

Gripe Suína

O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação publicaram recomendação para que professores e estudantes que estejam com sintomas de gripe não retornem às aulas até estarem completamente curados. O objetivo é prevenir a contaminação pela Gripe Suína, também chamada de Nova Gripe ou Gripe H1N1. Professores também devem ficar atentos aos alunos e, se identificarem estudantes com sintomas de gripe, devem mandá-los para casa orientando os pais a procurarem um médico de confiança ou um postos de saúde.

Tags: ,

A educação vai mal?

É comum ouvirmos dizer que a educação no Brasil vai mal. Não, ela não vai mal. Ela vai muito mal.

Milhares de formandos são despachados pelas escolas, cursos técnicos, faculdades e até universidades, com seus diplomas – muitas vezes conquistados com enormes sacrifícios – sem estarem adequadamente preparados para serem valorizados pelo mercado de trabalho.

Claro que ainda temos excelentes cursos espalhados pelo país. E podemos estender essa excelência a todas as escolas.

Nós, do Instituto Superatum, trabalhamos com a capacitação de educadores de creches e do ensino básico ao médio. Acreditamos que o cuidado com os educadores que estão na base é o primeiro passo a ser dado no enfrentamento do problema da educação no país. É aí que tudo deve começar. Aprender a gostar de estudar de ler e de questionar. Ter a curiosidade despertada.

Como conseguir isso? Capacitando os educadores, levando-os a reconquistar a alegria de ensinar.

Tags: ,

O que é o Instituto Superatum

foto superatum

Aos professores, fica o convite para que não descuidem de educar as pessoas para serem ‘águias’ e não apenas ‘galinhas’. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda” – Paulo Freire.

Com o objetivo de auxiliar educadores na difícil tarefa de formarem cidadãos conscientes e participativos foi criado o Instituto Superatum. Suas origens estão em 2001, quando sua presidente, Maria Amélia Monteiro Pires, criou um projeto que leva às obras da construtora Mascarenhas Barbosa-Roscoe aulas de alfabetização e reforço escolar. Essa e outras ações deram origem ao Setor de Ação Social da MBR responsável por diversos projetos de promoção do bem-estar de colaboradores e comunidade. Em 2009, Maria Amélia decidiu empreender um desafio ainda maior, fundando, com o apoio de 17 pessoas que conheciam seu trabalho na MBR, o Instituto Superatum.

Trata-se de uma instituição do terceiro setor que oferece capacitações temáticas e acompanhamentos a educadores de escolas públicas e privadas, localizadas em Belo Horizonte e Região Metropolitana. O objetivo é estimular a participação deles no desenvolvimento saudável de seus educandos para além das disciplinas curriculares, contribuindo para a formação intelectual, social, afetiva e moral. Também são difundidas boas práticas de convivência dentro e fora da escola, uma vez que o trabalho envolve, além dos educadores, estudantes e famílias. A capacitação pedagógica é acompanhada da transmissão de valores éticos e morais, noções de direitos humanos e promoção da cidadania.

Tags: ,