Archive for category Recomendamos

Livro: O homem que amava os cachorros – Leonardo Padura

A história é narrada, no ano de 2004, pelo personagem Iván, um aspirante a escritor que atua como veterinário em Havana e, a partir de um encontro enigmático com um homem que passeava com seus cães, retoma os últimos anos da vida do revolucionário russo Leon Trotski, seu assassinato e a história de seu algoz, o catalão Ramón Mercader, voluntário das Brigadas Internacionais da Guerra Civil Espanhola e encarregado de executá-lo. Esse ser obscuro, que Iván passa a denominar o homem que amava os cachorros, confia a ele histórias sobre Mercader, um amigo bastante próximo, de quem conhece detalhes íntimos. Diante das descobertas, o narrador reconstrói a trajetória de Liev Davidovitch Bronstein, mais conhecido como Trotski, teórico russo e comandante do Exército Vermelho durante a Revolução de Outubro, exilado por Joseph Stalin após este assumir o controle do Partido Comunista e da URSS, e a de Ramón Mercader, o homem que empunhou a picareta que o matou, um personagem sem voz na história e que recebeu, como militante comunista, uma única tarefa – eliminar Trotski. São descritas sua adesão ao Partido Comunista espanhol, o treinamento em Moscou, a mudança de identidade e os artifícios para ser aceito na intimidade do líder soviético, numa série de revelações que preenchem uma história pouco conhecida e coberta, ao longo dos anos, por inúmeras mistificações. As duas trajetórias ganham sentido pleno quando Iván projeta sobre elas sua própria experiência na Cuba moderna, seu desenvolvimento intelectual e seu relacionamento com o homem que amava os cachorros.

RUBEM ALVES

Rubem Alves

Para quem tem interesse na produção do escritor Rubem Alves, acesse  www.rubemalves.com.br.

Nesse site você saberá mais sobre o Instituto Rubem Alves, terá acesso a sua biografia e informações sobre sua obra.  Você pode, inclusive, enviar uma frase para o escritor.

Vale a pena conferir!

Tags: , ,

Dicionário Houaiss de Sinônimos e Antônimos

Diconário Houaiss

Com mais 187 mil sinônimos e 86 mil antônimos divididos em 19.450 entradas, esse dicionário facilita o encontro da palavra mais adequada para cada situação. Com um sistema de busca simples, é acessível a todos os leitores.

Tags: ,

“Escrevendo pela Nova Ortografia”

untitled

Dúvidas sobre as regras do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa? Antes de entrar em pânico com tantas mudanças saiba que elas são mais simples do que podem, à princípio, parecer. O livro “Escrevendo pela Nova Ortografia”, do Instituto Antônio Houaiss, esclarece não só quais são as modificações, como acentuação, trema e hífens, mas os motivos políticos e econômicos que levaram ao acordo. Firmado entre Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor- Leste e Brasil, o novo Acordo Ortográfico passa a valer a partir de 2009 para documentos oficiais e para a mídia. No ensino público, começa a ser implementado em 2010 e até 2012 as novas regras serão adotadas para todas as séries.

Tags: ,

“Nossa Língua Curiosa”

 

capa nossa lingua curiosa

O livro “Nossa Língua Curiosa” foi escrito por Pascoale Cipro Neto, um dos mais conhecidos professores de Língua Portuguesa. Nele, de maneira leve e interessante, Pascoale ensina tópicos da gramática normativa levando em consideração os dias do ano, aliando conhecimento e curiosidades. Uma dica para cada um dos 365 dias.

Tags: ,